Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de abril de 2010

A Terra do Fogo ficou para trás


Consegui um tempinho aqui em Punta Arenas Chile, para postar.
Hoje o dia amanheceu encoberto e começou uma chuvinha chata, e achamos melhor adiar para amanha a partida a El Calafate.
Desde o ultimo post, muita coisa aconteceu, vou tentar resumir um pouco pra nao ficar muito cansativo.
Saimos de Tolhuin, em direçao a Rio Grande, e com poucos Km percorridos, vimos o primeiro guanaco. pedalamos a ruta 3 até quase anoitecer, e como estavamos longe da próxima cidade, resolvemos acampar a poucos metros do asfalto.
No dia seguinte partimos em direçao a Rio Grande, onde a paisagem vai se transformando, e os guanacos dao lugar a ovelhas, gado, praia. O unico empecilho é o vento, porém aceitável.
Chegamos a Rio Grande no começo da tarde, é a maior cidade da regiao.
Procuramos o camping da cidade, que estava fechado, e conseguimos armar nossas barracas num hostel, e havia uma funcionária que fazia aniversario, que nos convidou para a festinha de "Compleaños", como se diz por aqui.
No hotel trabalha o José, um gaucho que já morou em Sampa e que está vivendo na Terra do Fogo, conversamos muito sobre coisas do Brasil.
Ficamos mais um dia em Rio Grande, e conhecemos o Jeremias, um frances que esta viajando pela america latina, e nos acompanhou até agora na viagem. Morou um tempo no Brasil, e já é quase brasileiro. Uma figura. Trabalha como carpinteiro, mas conseguiu chegar ao brasil como marinheiro.
Seguimos em direçao a San Sebastian do Chile, pois há também San Sebastian da Argentina, que fica antes da fronteira. Confuso, duas cidades que divide dois paises com o mesmo nome...
Foi um dia difícil, pois pedalamos com chuva e muito frio.
Chegamos a fronteira do lado Argentino, resolvemos toda burocracia, e partimos rumo ao Chile. Sao 15km que divide a aduana Argentina da Chilena, e que parece terra de ninguém.
Nada além de guanacos, ovelhas e algumas cabeças de gado. A estrada de cascalho dificultou nossa vida, pois havia chovido e tinha muita lama.
Passamos 15 km da aduana Chilena, pela Ruta que nos leva a Porvenir, encontramos um abrigo ao lado da estrada, um barraco de zinco, com 3 estrados de cama sobre uns pes de madeira, e 2 pseudos-colchoes. Era o que tinhamos. tentamos fazer uma fogueira, mas a chuva tinha deixado a madeira úmida, enfim, nada de fogo, apenas o jantar e nos acomodar no que restava das camas.
Acordei com um belo amanhecer, como o nao tinha porta, consegui ver o sol surgindo no horizonte, muito bacana.
Este dia foi o mais difícil de todos, pois o vento nao dava tregua, nos obrigando a parar algumas vezes, e empurrar a bike.
Pegamos uma carona no final do trajeto, o vento piorou muito na parte da tarde, e nos informaram que levaria uns dois dias para o vento acalmar.
Um senhor nos deu uma carona num caminhao que levava madeiras a cidade de Porvenir, e nos contou que já havia participado de varias provas de rally, e as provas de rally acontecem na ruta que faz hj com o caminhao, e nos mostrou o local onde capotou o carro.
Chegamos a cidade, jantamos, arrumamos um hotel e no dia seguinte demos uma volta pela cidade, e a tarde fomos pegar a balsa, para atravessar o estreito de Magalhaes, completando travessia sobre a terra do fogo
Muito bonito, porém muito vento e frio.
Chegando a PuntaArenas, avistamos a Fragata Cisne Branco, da Marinha Brasileira.
Fomos muito bem recebidos pelos marinheiros, conhecemos toda a embarcaçao, um privilégio só para brasileiros, fora do Brasil, como nos informaram, pois quando abrem para visitaçao em nosso país, nao tem como dar atençao a todos, pelo volume de gente.
PuntaArenas é uma cidade bem desenvolvida, e além de outros atrativos, possui uma zona franca. Espero nao voltar mais lá, é difícil nao querer comprar algo, pois como nao há impostos e o real está forte, sao muitas as facilidades.
Por enquanto é isso, devo ter notícias agora sobre a última parte da viagem, El Calafate.

4 comentários:

  1. Ola Daniel
    Eu e Rodrigo ficamos muito felizes em saber noticias de vocês. Que legal que conseguiram cruzar a fronteira.
    Nós agora estamos em Buenos Aires ate dia 06 terça feira e depois vamos cruzar o Uruguai.
    Escreva as ultimas novidades.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Dani, estava vendo os relatos e espero que nesta fase final as coisas fiquem mais "light". Abs Gerson

    ResponderExcluir
  3. sou portugues e gosto de bikes além disso gostei da vossa aventura...parabens e continuem.
    por um mundo menos poluido vamos andar de bike

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sr. Português,

      Faz algum tempo que não entro neste blog, mas muito obrigado pelo comentário.
      Gostaria de dizer que foi a melhor viagem que fiz em toda minha vida. O lugar é maravilhoso.
      Ano que vem devo conhecer tua terra, e gostaria de poder fazer uma viagem de bicicleta por aí.
      Abraço>

      Daniel das Neves

      Excluir